Nossa
história


A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabriniana foi fundada pelo bem-aventurado, dom João Batista Scalabrini, bispo da diocese de Piacenza, Itália, no dia 25 de outubro de 1895. São co-fundadores Padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti. 

A fundação da Congregação das irmãs mscs está ligada a uma época de profundas mudanças econômico-sociais e políticas. Esse contexto gerava migrações em massa da Europa para países das Américas do Norte e do Sul.

Dom Scalabrini, sensível e solidário aos imigrantes, dá início a uma ação pastoral específica. Compromete-se pessoalmente com a causa da migração e reúne colaboradores e continuadores de sua missão. 

As primeiras irmãs da Congregação a assumir esse desafio, a convite de padre José Marchetti, foram Carolina Marchetti, Assunta Marchetti, Ângela Larini e Maria Franceschini, que no dia 25 de outubro de 1895 foram admitidas aos votos religiosos e enviadas em missão por dom João Batista Scalabrini, para o Brasil, especificamente, ao Estado de São Paulo.  

Chegando lá, as irmãs estabeleceram a primeira comunidade no Orfanato Cristóvão Colombo, na cidade de São Paulo, com a finalidade de atender os órfãos, filhos de imigrantes italianos, em sua maioria, ali acolhidos. Na época, foram os primeiros destinatários da ação missionária da Congregação, traduzida no serviço evangélico e missionário aos migrantes, preferencialmente aos pobres e necessitados.

No Rio Grande do Sul, desde 1915, a Congregação se dedicou, inicialmente, aos imigrantes italianos, no município de Bento Gonçalves, atuando nas áreas da educação, saúde, pastoral social e formação religiosa. 

Essa presença tornou-se vertente de vitalidade congregacional pelas numerosas vocações que deram origem a iniciativas missionárias, resultando na criação da Província Imaculada Conceição, em 1927, com sede em Caxias do Sul, RS. 

Em 1936, a Congregação se expandiu para a Europa, e a partir de 1941, para a América do Norte. Mais tarde, para outros países da América Latina, Ásia e África. Hoje, está presente em 27 países, tendo sua sede geral em Roma, Itália.   

A Congregação está organizada em seis províncias (grupos), com suas respectivas sedes administrativas em Piacenza, Itália; Illinois, Estados Unidos da América; São Paulo, SP, Brasil; Várzea Grande, MT, Brasil; Porto Alegre, RS, Brasil; Caxias do Sul, RS, Brasil. 

Para saber mais sobre a nossa história... (www.scalabriniane.org)